O OutGuide, equipamento desenvolvido em Portugal, vem preencher um espaço não ocupado da comunicação e interação urbana com o turismo.
Este é um equipamento pensado para a valorização do património, pelo conhecimento que disponibiliza.
Sustentabilidade e acessibilidade são os princípios que basearam o desenvolvimento deste dispositivo.
Alimentado por um um painel solar de nova geração ou, no caso de ausência de luz solar, por um dínamo ativado por uma manivela, o OutGuide garante uma independência energética que permite a sua utilização em qualquer espaço, desde praias, jardins, grandes rotas, entre outros.
Este equipamento responde às melhores práticas da inclusão e da acessibilidade, tanto na altura em que é colocado no suporte respetivo, como na presença do braille nos botões de escolha de idioma, na ausência de elementos angulosos para diminuição dos acidentes urbanos e no apoio a pessoas de baixa audição com a presença de um jack de apoio.
Para o Município, o OutGuide assume-se como um equipamento de recolha e disponibilização de informação, que regista todas as interações realizadas por idioma, ano, mês, dia, hora e minuto. Posteriormente, esta informação é agregada e enviada para o gestor que passa a ter neste equipamento uma fonte de informação preciosa da visitação e utilização dos espaços urbanos.
Todas estas valências encontram-se protegidas por uma estrutura metálica de elevada densidade que garante uma capacidade de resistência ímpar às condições climáticas
extremas. Temos, assim, ter um equipamento de comunicação urbana presente e disponível 365 dias por ano nos espaços das cidades, vilas e aldeias e que valoriza o património. Um equipamento que valoriza o património e que é inclusivo, sendo utilizado da forma mais simples por todos os utilizadores incluindo crianças, seniores ou pessoas portadoras
de deficiência.
O OutGuide é um guia sustentável, acessível a todos e disponível 24/7.
Fonte: Artigo de opinião, Newsletter Connect agosto 2022 (ler artigo em pdf)