No âmbito da candidatura, por parte do Município da Lourinhã, à Linha de Apoio às Sustentabilidade, do Turismo de Portugal, foi feita a colocação de dezanove audioguias sustentáveis em pontos de visitação turística do concelho, tais como a Mostra Urbana dos Dinossauros, o Vale Cornaga e a Mostra de Arte Pública de Moledo.
Os investimentos concorrem para a concretização dos objetivos da Estratégia para o Turismo da Lourinhã e enquadram-se num quadro de ações coerente e estruturado com base na criação de uma geometria de eixos estratégicos que, em conjunto, se assumem como dinamizadores da estratégia para o turismo da Lourinhã numa linha temporal alargada.
Os audioguias, disponíveis todos os dias do ano, vêm melhorar a experiência de visitação destes espaços, pois permitem que o visitante oiça uma locução, disponível em português, inglês, francês e espanhol, obtendo informações para interpretar o património exposto.
Os equipamentos são sustentáveis e apresentam-se como um sistema inovador em Portugal, uma vez que as baterias carregam através de energia solar, mas também com dínamo, através de manivela e de forma manual, o que permite gerar a energia necessária para a audição das informações. Não tendo ligação à rede elétrica, não assumem qualquer emissão de carbono.
O Município acredita que os audioguias vão também criar novas dinâmicas entre os visitantes e no seio da comunidade local, uma vez que a experiência de girar a manivela irá contribuir para aproximar gerações e criar situações de interação entre todos, facilitando o diálogo intergeracional. Pretende-se também que estes dispositivos contribuam para a sensibilização para as questões de educação ambiental.
Dos dezanove, onze foram colocados na Mostra Urbana de Dinossauros, cada um junto a um modelo de dinossauro. No Vale Cornaga foi feita a colocação de dois audioguias, um no início do percurso e outro junto às azenhas e na Mostra de Arte Pública de Moledo foram colocados seis, junto das seguintes obras: “Inês”, de ColorBlind, “Inês”, de Joana Alves, “Love Captives”, Sana Nasl, “P.I.“, de Sónia Moreira, “A morte de Inês”, de Joana Alves e “Paço”, de Constança Clara.
Sobre os locais visados
Mostra Urbana de Dinossauros
A Mostra Urbana de Dinossauros é um percurso pela vila da Lourinhã, que leva à descoberta de modelos de dinossauros à escala real e que constitui mais uma experiência ligada à paleontologia no concelho da Lourinhã.
Vale Cornaga
O Vale Cornaga é um vale cheio de encanto e uma antiga zona vital de desenvolvimento da freguesia do Reguengo Grande. As azenhas, as pontes, as fontes e as cascatas dão encanto a este lugar que outrora foi bastante movimentado, não só pelos agricultores, como pelas lavadeiras e todos aqueles que se banhavam na água do rio Galvão.
Mostra de Arte Pública de Moledo
O projeto da Mostra de Arte Pública de Moledo partiu de uma parceria entre a Junta de Freguesia local e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com o profundo envolvimento da comunidade local e apresenta ao público catorze peças de escultura. Esta mostra de arte tem sido complementada com outros trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art.